segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sudoeste tem o maior rebanho de ovinos de Mato Grosso


A ovinocultura foi destaque na última semana nos municípios do Complexo Nascentes do Pantanal. Em parceria com a SEDRAF – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, através do Programa MT-Regional, e Secretarias Municipais de Agricultura o Consórcio promoveu na última semana um ciclo de palestras sobre a ovinocultura. O palestrante Paulo de Tarso, coordenador da cadeia produtiva no Estado, apresentou o panorama da ovinocultura no Estado de Mato Grosso, com foco na produção de carne, demonstrando aos produtores da região o bom momento para se investir na atividade.

A região do Consórcio do Complexo Nascentes que compreende os municípios de Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Lambari D'Oeste, Mirassol D'oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos, tem o maior rebanho de ovinos do Estado de Mato Grosso, com mais de 160 mil cabeças.

O Zootecnista Paulo de Tarso destacou que a ovinocultura tem se tornado cada vez mais uma atividade lucrativa, e a carne de cordeiro tem ganhado mercado a cada dia com uma excelente remuneração. Inclusive, fez comparativo com a pecuária de corte, demonstrando em números, que na produtividade por hectare, a produção de cordeiros rende três vezes mais que o boi. O Coordenador da ovinocultura do Estado de mato Grosso disse que o grande desafio é a organização da produção para transformar a atividade em lucros direto para o produtor. Questionado, Tarso afirmou que as raças de reprodutores que tem apresentado melhores resultados no cruzamento industrial, segundo dados do Marfrig, frigorífico de ovinos em Promissão-SP, são: texel, suffolk, ile de france. Quanto as matrizes (ovelhas) disse que é preciso aproveitar a rusticidade da “santa inês” e “morada nova” que já estão adaptadas na região.

O Secretário Executivo do Consórcio regional, Dariu Antonio Carniel, disse que apesar da Região do Complexo Nascentes do Pantanal ter o maior rebanho de ovinos do Estado, este não tem dado resultados lucrativos ao produtor. “Está faltando profissionalismo e aplicação de tecnologia para o desenvolvimento da atividade. O nosso desafio é fazer com que esta atividade gere lucros aos nossos produtores”, concluiu o Secretário.

Durante a estada do zootecnista Paulo de Tarso na região, este aproveitou para realizar visitas técnicas aos produtores, acompanhado de técnicos do Consórcio e dos municípios. Durante as visitas, Tarso tem conversado com os produtores e repassado orientações a respeito da produção de cordeiros. Em agosto está previsto programação para Cáceres e Reserva do Cabaçal.
Por: Assessoria 

0 comentários:

Postar um comentário

Web Rádio Explod

FIP
Nos siga no Twitter @caceres_net