quinta-feira, 7 de julho de 2011

Prefeitura de Cáceres encerra mais um curso para gestantes

 Na quarta-feira, 6, a prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Saúde promoveu o encerramento do Curso para Gestação com ênfase na Alimentação Saudável desenvolvido pela acadêmica de enfermagem da Unemat, Renata Campos Pinheiro na Unidade de Saúde da Família Vitória Régia.


A solenidade coordenada pela enfermeira Carla Simone barelli e a equipe do PSF, contou com a presença do coordenador do Horta Ativa da Unemat, Santino Seabra Junior e da secretária de Saúde Arlene Alcântara.

Durante o evento foram entregues certificados e caderneta de receitas para 18 gestantes e parturientes que participaram do curso. Elas também participaram do sorteio de brindes adquiridos na comunidade.

As gestantes pertencentes à área de abrangência da Equipe Saúde da Família (ESF) Vitória Régia também se beneficiam do projeto Horta Ativa: Colhendo Saúde realizado pela Unemat.

O Projeto Horta Ativa existe desde 2009, com origem no Projeto Horta Doméstica criado em 2005, tem como proposta de trabalhar com os idosos como difusor de saúde, usando os meios de instalar e conduzir uma horta demonstrativa na Unidade de Saúde da Família para produzir mudas de espécies convencionais e não convencionais. Além de desenvolver atividades de educação continuada com a ESF e com famílias assistidas. A atividade física é realizada na unidade da Equipe de Saúde da Família. E o projeto visa contribuir para a melhoria da saúde das Famílias em risco de vulnerabilidade social.

Em 2006 foi iniciado o Projeto Nascer pela Enfermeira Carla Barelli na Unidade de Saúde da Família.  O qual trabalha com as gestantes, no qual o grupo se reúne semanalmente para trabalhar temas relacionados à gestação; como transformações do corpo na gestação, aleitamento materno, pré-natal, vacinas, cuidados com o recém-nascido entre outros.

Em 2010, foi criado um subprojeto casando as duas necessidades, trabalhar com as gestantes e realizar o incentivo do consumo de frutas e hortaliças, assim visando a difusão das informações na comunidade.

O subprojeto Gerando Vida teve inicio em 2010 com as propostas de realizar o incentivo ao consumo de frutas e hortaliças, sensibilizar as gestantes sobre a importância do consumo de frutas e hortaliças, divulgar receitas e informações que estimulem o consumo de frutas e hortaliças, estimular o vinculo do binômio mãe-feto, incentivar o auto-cuidado durante a gestação e ofertar conhecimento sobre os cuidados com o recém – nascido.

O projeto Horta Ativa também trabalha com idosos na prática de atividades físicas, orientação em saúde e produção de hortaliças orgânicas que são consumidas pelos integrantes. O objetivo é promover a integração social dos idosos, melhoria na qualidade de vida, por meio do aumento de consumo de hortaliças, redução de riscos cardiovasculares e condicionamento físico por meio de atividades que integram alongamento e fortalecimento muscular.

As atividades físicas ocorrem duas vezes por semana e aos sábados pela manhã, os idosos se reúnem em forma de mutirão para o trabalho na horta comunitária e para colher os alimentos que são divididos entre os integrantes. Durante a semana, os idosos se revezam na atividade de irrigação das hortaliças.

O mesmo projeto também desenvolve atividades no PSF Vila Real, com atividades físicas para idosos três vezes na semana (segunda quarta e sexta-feira) e orientação em saúde.

Acadêmicos de diferentes cursos de graduação da Unemat e professores também participam das atividades dos projetos, atuando como bolsistas e voluntários, prestando orientação e contribuindo nas atividades propostas. Essa é uma forma de colocar em prática os conhecimentos que são adquiridos nas aulas teóricas, além de socializar e desenvolver atividades de cunho social e humano, numa troca de saberes: o científico e o popular.

Lembrando que há vagas abertas e idosos que residam próximo as Unidades de Saúde também podem participar das atividades. Os integrantes não pagam nada e tem a oportunidade de realizarem atividades integradoras e terem melhor qualidade de vida.

Por: Assessoria/PMC

0 comentários:

Postar um comentário

Web Rádio Explod

FIP
Nos siga no Twitter @caceres_net