terça-feira, 5 de julho de 2011

Professor da Unemat é ameaçado de morte por alunos

Um professor do curso de Engenharia Florestal, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá), registrou um boletim de ocorrência, no Centro de Operações da Polícia Militar, na manhã de sábado (2), denunciando ameaças de morte por parte de alunos da instituição.

Guilherme Augusto Nogueira, 57, foi alertado por outro professor que também leciona da Unemat. O colega de trabalho revelou ter ficado apreensivo ao escutar uma conversa de alunos, que reclamavam e tramavam a morte de Nogueira. Os alunos estariam descontentes por notas baixas nas provas aplicadas pelo professor.

Nogueira disse, em entrevista ao MidiaNews, que procurou manter a calma e avisou à coordenadoria do curso e ao reitor da instituição. Logo em seguida, foi até a PM e registrou o boletim de ocorrência.

"Meu amigo me procurou e fez o alerta. Ele estava muito apreensivo e visivelmente preocupado. Tive que tomar a providências necessárias em um caso como esse. Comuniquei ao coordenador de curso, entendemos que o reitor deveria ser avisado e assim foi feito. Registrei o boletim de ocorrência, denunciando a ameaça", informou.

Guilherme Nogueira revelou que ficou preocupado com as ameaças e acredita que está havendo uma inversão de valores. Segundo o docente, é inadmissível que situações como estas aconteçam dentro de uma instituição de ensino tão importante como a Unemat.

"É uma total inversão de valores. Quer dizer que, agora, são os alunos que vão ditar as regras? Estou sendo ameaçado de morte por avaliar corretamente os alunos? Estou simplesmente cumprindo a minha função de professor", desabafou o professor.

Mesmo com a elaboração do boletim de ocorrência, o professor disse que não se sente seguro para voltar às salas de aulas. A greve de investigadores e escrivães da Polícia Civil vai atrasar a investigação.

"Eu irei voltar às salas de aula normalmente. Tenho que cumprir a minha função; o que eu podia fazer já foi feito. Fiz todas as denúncias que cabiam ao caso", completou.


Outro lado

A coordenadoria de Comunicação da Unemat, em Cáceres (220 km a Oeste da Capital), informou que o reitor Adriano Silva já tomou conhecimento do caso e, ainda nesta segunda-feira (4), iria se reunir com o coordenador do campus de Alta Floresta, Marco Antônio Camillo de Carvalho.

A Unemat deve emitir uma nota oficial sobre as providências que estão sendo tomadas, principalmente, para resguardar a integridade física do professor ameaçado.

0 comentários:

Postar um comentário

Web Rádio Explod

FIP
Nos siga no Twitter @caceres_net