quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cáceres estuda adesão ao Projeto Quadrante


O comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Alexandre Rodrigues Coronel, fez na manhã de hoje a entrega de viaturas e equipamentos ao Corpo de Bombeiros de Cáceres. Entre os equipamentos, uniformes e capacetes para o uso em ações de combate a incêndios e um macacão para usar em caso de ataque de abelhas. Foram entregues duas viaturas de resgate e salvamento e de combare a incêndio, recuperadas. Em uma delas, foram empregados 180 mil reais na reforma. O coronel explicou que o custo-benefício justifica a reforma, uma vez que uma viatura similar nova custa em torno de 700 mil reais. Os equipamentos usados pelos bombeiros, cuja missão maior é salvar vidas, são caros. "Na verdade estamos repondo equipamentos nas unidades em todo o interior. Nossa meta é promover mudanças, que estão ocorrendo de forma gradativa, e trabalhar de forma diferente com o orçamento destinado ao Corpo de Bombeiros. Nosso objetivo é também aumentar o efetivo. Até 2014, teremos de 1 mil a 1.400 novos bombeiros no Mato Grosso".

O coronel Júlio César Rodrigues, diretor de Operações do Corpo de Bomebiros do Mato Grosso, informou que ainda hoje, após Cáceres, o grupo seguiria para a cidade de Pontes e Lacerda, que também iria receber equipamentos. Já o tenente-coronel Licínio Ramalho Tavares, comandante da Regional 5, com sede em Cáceres, informou que a prefeitura de Cáceres deverá aderir ao Projeto Quadrante, que visa combater as queimadas urbanas, empregando brigadistas e caminhões pipas, e poupando as viaturas para o emprego em ocorrências mais graves.

Este ano, há cerca de dois meses, Cáceres ficou por duas semanas sem uma única viatura de salvamento, pois as duas existentes estavam quebradas. Uma foi reformada e outra veio da capital, para dar auxílio à demanda. Esta, emprestada, foi devolvida com a chegada das duas reformadas. Assim, o CB de Cáceres passa a contar com três viaturas. A unidade recebeu também uma camionete e uma lancha. A unidade de Cáceres possuia quatro barcos. As viaturas reformadas foram fabricadas em 1984 e 2003, mas estão em boas condições de uso. O comandante local, major Ramão Correa Barbosa, acredita que com os equipamentos recebidos o trabalho poderá ser mais ágil e eficaz.

O prefeito Túlio Fontes esteve presente ao ato de entrega dos equipamentos e lembrou que os Bombeiros estão em Cáceres desde 1994, "época em que meu pai era prefeito"-disse, acrescentando que a instituição tem a credibilidade, o respeito e a simpatia da população. "O Corpo de Bombeiros -concluiu-é um exemplo do emprego correto do dinheiro público".

A prefeitura estuda agora a adesão ao Projeto Quadrante, pois nesta época de estiagem crescem as chamadas para o combate a queimadas urbanas, fruto da irresponsabilidade e da falta de conscientização da população, que insiste em colocar fogo em terrenos baldios e quintais, ao invés de roçá-los. O Projeto Quadrante se sustenta em três passos básicos: a conscientização da população através do trabalho de educação ambiental; a fiscalização para a devida autuação, e a resposta, que é a extinção do fogo. Os brigadistas são formados através de um curso ministrado pelo Corpo de Bombeiros.
Por: Jornal Pantanal em 14/07/2011 

0 comentários:

Postar um comentário

Web Rádio Explod

FIP
Nos siga no Twitter @caceres_net